31.1.09

DIA DE VIAGEM PARA BOA VISTA E FESTA DE ABERTURA

Por volta das 3 da manhã estávamos já de pé e prontos para o café. Depois de comer nos direcionamos ao nosso quarto e fomos nos preparar para reembarcar na van e nos dirigir ao aeroporto 2 DE JULHO de Salvador.
Acompanhados pelo sargento Luciano, nos direcionamos a sala de embarque onde ficamos até as 6h aguardando o momento de embarcar no avião que se dirigiria ao aeroporto de Confins de Belo Horizonte com previsão de chegada em 1:20 após decolagem.



Devido ao horário de verão, quando chegamos em BH já eram aproximadamente 08:40 quando então fomos recepcionados pelo exército e direcionados a sala de espera para embarque. Quando chegamos na sala, lá estavam as outras equipes de rondonistas que também haviam acabado de desembarcar e que nos acompanhariam no avião da Força Aérea Brasileira em direção a Boa Vista fazendo escala em Cachimbo (sul do Pará) para reabastecimento.



Dentre as equipes que seguiram o rumo conosco estavam a nossa companheira de atividades na cidade de São João da Baliza: a Universidade Severino Sombra (RJ); a Universidade Estácio de Sá; a UniVale, Fundação João Pinheiro.
Enquanto aguardávamos, nada melhor do que fazer um som pra entreter e descontrair ! Então Fábio e João não perderam a oportunidade!



Passado algumas horas de espera (e descontração) desde o momento da nossa chegada, seguimos à seção de fotos com a aeronave da FAB antes do embarque por volta das 12h na mesma. Pelo visto, conforto não é virtude dos aviões da FAB mas mesmo assim depois do desembarque em Brasília, continuei(amos) com o libido de fazer a viagem num Hércules (por sinal, o restante das equipes de rondonistas, que mais tarde encontraríamos em Boa Vista, tiveram oportunidade de faze-la).





A parada na Base Aérea de Brasília por volta das 14h não era programada, mas houve (queridos familiares e amigos, não precisam se preocupar) uma pani no sistema hidráulico e então tivemos que aguardar a chegada de outra aeronave. Como esta veio do RJ, tivemos que aguardar algumas horas até a sua chegada. Nesse intervalo de tempo almoçamos, visitamos a sede do Grupo de Transporte Especial, violão, resenhas e planos !









Então por volta das 17h do mesmo dia já estávamos a caminho de Boa Vista e, agora sim, com escala em Cachimbo. Só que dessa vez sem mudança de aeronave e, muito menos “tiu-tis no sistema”. Não foi permitido o desembarque, apenas reabastecimento do combustível da aeronoave. Foi quando então, depois de aproximadamente 3 horas de viagem, depois da saída da Base Aérea de Brasília fomos recepcionados pelo exército no aeroporto de Boa Vista e comunicado a respeito da programação vigente. O Capitão Vial nos deu as boas vindas e instruções a respeito da nossa estadia na I Base Logística de Roraima até o dia seguinte quando então cada equipe iria seguir rumo à sua respectiva cidade de atuação. Eram 20:20 no horário local (21:20 – Salvador e 22:20 – Brasilia).





Fomos então para o alojamento e nos preparamos para o “jantar de boas vindas aos rondonistas”. A combinação certa: fome e vontade de comer !
Chegamos no local da janta por volta das 22h e por lá ficamos, comemos, bebemos dançamos ... até o sol raiar !! (risos!) Não foi tanto, mas saímos por volta da 1h e voltamos ao alojamento. Mulher lá, homem cá.





Ah, uma coisa que nos chamou a atenção diz respeito ao que dançamos neste dia (melhor dizendo, nesta noite)! Diferente do que geralmente rola nas festas da Bahia em que o DJ comanda uma série de músicas de diferentes ritmos, mas que há predominância do PAGODE (psirico, pagodart e semelhantes) aqui em Roraima, pelo que vimos nesta cerimônia, o DJ continua com sua performance eclética porém com a predominância de um forró pesado associado sertanejo (isso mesmo, Vitor e Leo)! Por sinal, o sertanejo tem muito nos acompanhado durante os deslocamentos de van e ônibus.

Um comentário:

Comente, sugira, critique, apoie, reprove, elogie ...